quinta-feira, 16 de setembro de 2010

COMO UTILIZAR A INTERNET NA EDUCAÇÃO

Esse texto traz algumas abordagens da internet nas escolas, trazendo experiências realizadas, e qual a importância da internet para a produção de trabalhos e pesquisas.
Depois da implantação da televisão podemos dizer que a internet é a ferramenta mais promissora que vem sendo utilizada por vários meios. Ela serve como anuncio de propagandas, compra e venda. Emissoras de rádio e televisão utilizam a mesma como mais uma ferramenta para acessarem seus canais. Ela vem como uma avalanche nas vida das pessoas.
Como a escola é um lugar de adquirir conhecimentos a mesma não poderia ficar de fora.
A internet na escola trouxe um novo modelo de aprendizagem, onde os alunos podem trocar idéias, acessar outros trabalhos, trocar experiências inclusive on-line, flexibilizando horários. sendo que os alunos podem acessar quando e a hora que necessitarem em lugares diferentes.
Podemos dizer que a internet está presente no nosso dia-a-dia, como vimos é através dela conseguimos implantar vários projetos, expor nossas idéias e trabalhos para que outras pessoas tenham acesso e possam usufruir do mesmo para realizarem suas pesquisas.
Existe também alguns Professores que utilizam da mesma para exporem suas aulas e adicionarem pesquisas de seus alunos, trabalhos e textos produzidos. Tudo isso traz para os alunos motivação, pois os mesmos sabem que o seu trabalho estará exposto para quem quiser ver e se inspirar para a produção de outros.
Com a utilização da internet os professores tem uma melhor facilidade para trabalhar com os seus alunos, ela traz uma possibilidade gigantesca de opções de uso e vários recursos são utilizados para facilitar uma pesquisa.
Alguns estudantes ao ver as inúmeras alternativas de sites encontrados ficam entusiasmados, mas depois de uma avaliação mais profunda percebe o numero de sites repetidos, então coloca-se a disposição outras ferramentas para uma melhor eficácia da pesquisa como: especificar melhor o assunto a ser pesquisado.
Não podemos utilizar somente a internet como um recurso de pesquisa, existem vários outros métodos para que a sua pesquisa seja um sucesso, é preciso unir , integrar outras tecnologias como: vídeo, televisão, jornal, computador. Integrar o mais avançado com as técnicas já conhecidas, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa e aberta.

BIBLIOGRAFIA:
www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo3.pdf
José Manuel Moran - Especialista em mudanças na educação presencial e a distância
Artigo publicado na Revista Ciência da Informação, Vol 26, n.2, maio-agosto 1997, pág. 146-153

Um comentário:

Diane Schlieck disse...

Olá Nice!

Muito interessante esta postagem. Temos sim, que articular trabalhos que não fiquem só no uso da internet para pesquisa, mas que a partir dela se desenvolvam vários projetos de aprendizagem utilizando diversas mídias.