terça-feira, 18 de outubro de 2011

Animações de Física e Pesquisa do Cientista

Projeto realizado pela professora Nanci Rosa, com a turma 81 da oitava série. Os objetivos do projeto de acordo com a profª são:
Realizar um trabalho de reflexão e pesquisa através de animações com o RIVED - MEC (Rede Interativa Virtual de Educação), sobre fatos do nosso cotidiano ligados a física e as leis de Newton, noções gerais de velocidade, distãncia, tempo, força e aceleração.
Realizar a pesquisa sobre o cientista escolhido para a apresentação do trabalho final, no tempo correspondente ao término da atividade e o final da aula, complementando pesquisa anterior já realizada.

Descrição: Os alunos realizaram as animações do RIVED, e pesquisaram em Browser da Internet.

Avaliação: Serão feitas atividades práticas complementares com bola permitindo que os alunos utilizem o mesmo conhecimento aplicado e desta forma poderemos avaliar a aprendizagem da atividade.
O trabalho do cientista será avaliado em apresentação folmal individual para a turma durante o mês de novembro.

Animais em extinção

A profª Sandra Pereira da turma 41 e 43 do 4º ano, destaca que esse projeto surgiu da necessidade dos alunos conhecerem os animais em extinção " muitos são os animais em extinção em nosso país, então vamos conhecer um pouco sobre alguns deles".
Os objetivos são: conhecer a lista de animais em extinção no Brasil, escolher um destes animais e pesquisar sobre ele, montar uma apresentação utilizando o Impress.
Os alunos em sala de aula trabalharam os conteúdos apresentados no livro da coleção Caminhos sobre a fauna e a flora brasileira, organizaram cartazes e produziram textos.
Na sala informatizada realizaram atividades propostas no blog das turmas, conheceram a lista de animais em extinção e escolheram um para pesquisar e montar uma apresentação utilizando o editor de apresentação do Linux Educacional o Impress.
O resultado final foi uma belíssima apresentação de cada animal em extinção, parabéns turma 41 e 43, os trabalhos ficaram ótimos!
Vale a pena conhecer melhor esse projeto, é só acessar o blog da turma 41:
http://turma-41-2011ebmbatistapereira.blogspot.com/pereira.blogspot.com
E da turma 43:
http://turma43-2011ebmbatistapereira.blogspot.com/

Sexualidade e Contracepção

Projeto desenvolvido pela professora Nanci Rosa com as turma da sétima série 71 e 72, com os objetivos de realizar um trabalho de reflexão e pesquisa sobre a sexualidade e os métodos contraceptivos, tentando levar o aluno a socializar suas descobertas com os demais alunos da turma, e perceber a necessidade da responsabilidade quanto a suas atitudes com relação a sua sexualidade e percebendo sua vulnerabilidade pela falta de informação e concientização o que leva muitos jovens à gravidez na adolecência.
Descrição do projeto:
  • Introdução ao assunto sexualidade: Atividade RIVED - MEC (Rede Interativa Virtual de Educação) sala informatizada.
  • Pesquisa na sala informatizada e confecção de apresentação no editor Impress, em grupo sobre um método anticoncepcional.
  • Apresentação em sala de aula pelos grupos e confecção de texto, cartaz ou propaganda com a informação sobre a prevenção da gravidez na adolecência.
  • Leitura do primeiro capítulo do livro: Depois daquela viagem - Valéria Polizzi.
  • Filme: As meninas
  • Debate sobre a lei do aborto.

Dissertação

A professora de português Rosilane com as turmas da oitava série 81 e 82, utilizaram a sala informatizada para desenvolver atividade de dissertação com os alunos com os objetivos levá-los a:
  • Compreender a técnica de escritura de textos argumentativos
  • Ser capaz de produzir uma dissertação (artigo de opinião) de forma coerente.
  • Captar o maior número de informações sobre o assunto que foi escolhido pelo grupo e previamente trabalhado em sala )textos, apresentação de trabalho, filme).
  • Dominar a capacidade de digitação, inserção de imagem e encaminhamento por e-mail.
Os alunos digitaram a dissertação criada por eles com os temas artes e bullying, pesquisaram uma imagem para inserir no texto e por ultimo enviaram por e-mail para a professora.
Segundo a professora alguns alunos ainda tem uma resistência ou dificuldade em utilizar o e-mail para encaminhar trabalhos.