quinta-feira, 16 de setembro de 2010

COMO UTILIZAR A INTERNET NA EDUCAÇÃO

Esse texto traz algumas abordagens da internet nas escolas, trazendo experiências realizadas, e qual a importância da internet para a produção de trabalhos e pesquisas.
Depois da implantação da televisão podemos dizer que a internet é a ferramenta mais promissora que vem sendo utilizada por vários meios. Ela serve como anuncio de propagandas, compra e venda. Emissoras de rádio e televisão utilizam a mesma como mais uma ferramenta para acessarem seus canais. Ela vem como uma avalanche nas vida das pessoas.
Como a escola é um lugar de adquirir conhecimentos a mesma não poderia ficar de fora.
A internet na escola trouxe um novo modelo de aprendizagem, onde os alunos podem trocar idéias, acessar outros trabalhos, trocar experiências inclusive on-line, flexibilizando horários. sendo que os alunos podem acessar quando e a hora que necessitarem em lugares diferentes.
Podemos dizer que a internet está presente no nosso dia-a-dia, como vimos é através dela conseguimos implantar vários projetos, expor nossas idéias e trabalhos para que outras pessoas tenham acesso e possam usufruir do mesmo para realizarem suas pesquisas.
Existe também alguns Professores que utilizam da mesma para exporem suas aulas e adicionarem pesquisas de seus alunos, trabalhos e textos produzidos. Tudo isso traz para os alunos motivação, pois os mesmos sabem que o seu trabalho estará exposto para quem quiser ver e se inspirar para a produção de outros.
Com a utilização da internet os professores tem uma melhor facilidade para trabalhar com os seus alunos, ela traz uma possibilidade gigantesca de opções de uso e vários recursos são utilizados para facilitar uma pesquisa.
Alguns estudantes ao ver as inúmeras alternativas de sites encontrados ficam entusiasmados, mas depois de uma avaliação mais profunda percebe o numero de sites repetidos, então coloca-se a disposição outras ferramentas para uma melhor eficácia da pesquisa como: especificar melhor o assunto a ser pesquisado.
Não podemos utilizar somente a internet como um recurso de pesquisa, existem vários outros métodos para que a sua pesquisa seja um sucesso, é preciso unir , integrar outras tecnologias como: vídeo, televisão, jornal, computador. Integrar o mais avançado com as técnicas já conhecidas, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa e aberta.

BIBLIOGRAFIA:
www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo3.pdf
José Manuel Moran - Especialista em mudanças na educação presencial e a distância
Artigo publicado na Revista Ciência da Informação, Vol 26, n.2, maio-agosto 1997, pág. 146-153

EDUCAR PARA FAZER MELHORES ESCOLAS

A escola precisa aprender a ensinar, isto é, a organizar ações que facilitem a aprendizagem do aluno, a ampliação do conhecimento deste tanto na área específica como no todo.
A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa, espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade.
A educação precisa que cada aluno se insira na comunidade, desenvolva a sua capacidade de assumir responsabilidades e direitos, a tarefa mais fundamental do professor é semear desejos, estimular projetos, consolidar com arquitetura de valores que os sustentem e, sobretudo, fazer com que os alunos saibam articular seus projetos pessoais com os da coletividade na qual se inserem, sabendo pedir junto com os outros, sendo, portanto, competentes.
O papel do educador não é somente ensinar disciplinas, repassar conteúdos, mas sim aguçar seus conhecimentos, transforma-los em realidade, estimular suas idéias, pensamentos, envolve-lôs com o cotidiano, com a realidade.
O sucesso da escola depende da capacidade de expressar competência intelectual, de mostrar que conhecemos de forma pessoal em determinadas áreas do saber, que as relacionamos com os interesses dos alunos, que podemos aproximar a teoria da prática e a vivência da reflexão teórica.



BIBLIOGRAFIA:
http://209.62.112.242/~portaldo/vilmarberna/index.php?option=com

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

MÚSICA ERUDITA E MUSICOTERAPIA.




Essa pesquisa faz parte de um projeto interdisciplinar desenvolvido pelos professores de música, história, geografia, educação física e português.
Na sala informatizada foi liderada pela professora Isolda de ciências com as turmas 73 e 74 com o objetivo de identificar como a música erudita pode influenciar no tratamento de doenças físicas e emocionais como a depressão, autismo, alzheimer, stress, hiperatividade, aprendizado e memória, câncer,esquizofrenia,parto e gravidez.

«Porque a receptividade da música pelo homem é única, a musicoterapia dá uma contribuição única ao seu bem-estar» (actas do International Symposium of New York (1982).


“A música ajuda a contactar os próprios sentimentos”
(HILLMAN, 1984. p43.)

Alguns sites interessante que ajudaram na pesquisa.

abcdamusicoterapia.blogspot.com