domingo, 1 de maio de 2011

Projeto - O DODÔ: Um jornal para todos

Projeto coordenado pela profª Patrícia Speranza com às oitavas séries 82 e 83.
Objetivos:
Transmitir informação de forma coletiva, solidária e responsável.
Estimular o trabalho em grupo desde a criação até a divulgação dos materiais selecionados.
Reconhecer a importância e o prazer da leitura.
Esse projeto justifica-se por dar continuidade ao trabalho iniciado em 2004 e por vivenciar o processo responsável de divulgar informações através de um meio de comunicação. Envolvendo conceitos de ambiente, saúde, ecologia, discriminação racial, entrevistas, humor, ciência, tecnologia, informes da UE e muitos outros de interesse dos alunos. A profª Patrícia destaca que:

O início do processo de criação do jornal O DODÔ foi no ano de 2004 para a comemoração do dia Mundial do Meio Ambiente em junho. Vários fatores me stimularam a dar vida a esse projeto, a vontade de aproveitar o potencial criativo dos estudantes de oitava série e a necessidade de fortalecer a identidade da escola: "Transformando através do saber".

Segue abaixo a primeirta edição do Jornal DODÔ do ano de 2011. O DODÔ já esta circulando pela escola, todos os alunos receberam um exemplar com muitas novidades como o artigo sobre o "bullying", radiação nuclear, futebol, grêmio estudantil, amizade, abandono de crianças e outros.
Parabéns a todos os envolvido nesse projeto.

Seminário I - Nossa saúde

Seminário I -
Nossa saúde, coordenado pela profª Rochele de Educação Física, tem por objetivos possibilitar aos alunos do 5º ano turmas 54 e 55, o acesso a diferentes informações, diferentes autores e enfoques acerca de temas relacionados com a saúde e o bem estar.
Segue algumas apresentações dos grupos:

Dança do ventre - aluno: Akauã Andrade Espindola Correia
Vida e saúde - alunas: Téssiny e Amanda


DANÇAS AFRICANAS - ALUNAS: ANA PAULA E MARINA

Seminário I - Esportes

Seminário realizado sob orientação da profª Rochele de educação física, que teve como objetivos possibilitar aos educandos conhecer diferentes modalidades esportivas através da pesquisa e socialização.
Descrição: Os alunos pesquisaram na Sala Informatizada vários sites sobre o esporte escolhido por cada dupla, direcionando e organizando a forma de apresentação no seminário. Sendo auxiliados pelas profª Rochele e Elika, nas questões de apresentação e organização da pesquisa.
Segue as apresentações dos grupos:




Leitura on-line do livro "O menino maluquinho"

Projeto realizado com as turmas 61, 62 e 63 da 6ª série, sob orientação da profª Zeneide de português e profª Elika da Sala Informatizada.

Objetivos: "Convencer" os alunos de que ler é atividade prazerosa; possibilitar através da leitura a descoberta, o desvendar do "mundo" que se esconde através de suas páginas; aproveitar as novas mídias no desenvolvimento da leitura e escrita.

Sequência didática:

Leitura on-line e releitura do livro "O menino maluquinho", do autor Ziraldo Alves Pinto, Leitura da biografia do autor.

Atividade: Raio X do capítulo do livro "A montanha e o rio"

Essa atividade justifica-se pela necessidade de desenvolver atividades que estimulam os alunos a interpretar textos, e tem como objetivo promover o gosto pela leitura já que o aluno quando realiza a leitura do capítulo do livro sugerido quer saber mais sobre o tema, admira a forma do autor escrever.

Assim a turma 71, no dia 27/04 sob a orientação da profª Zeneide de português, utilizou a SI para leitura do capítulo do livro online "A montanha e o rio" de Da Chen.



Após a leitura realizaram as seguintes atividades escritas:

Local em que se passa a história.

Personagens - nome de cada um.

Escolha um personagem e fale sobre ele (principais ações)

Qual o significado do nome do menino?

Conte uma cena triste da história.

Conte uma cena alegre da história.

Destaque 5 palavras descohnecidas, procure o significado.

De acordo com o Iº capítulo, faça uma ilustração para a capa do livro.

Dê um outro final para o capítulo

Tarefa livre (elabore uma questão que combine com o capítulo e dê a resposta)

A formação da burguesia e da classe operária

O professor Ricardo Pinho da disciplina de história, com a turma 83 da 8ª série utilizou o espaço da Sala Informatizada com os objetivos:

Estudar a formação da burguesia e da classe operária no Brasil através de um trabalho de pesquisa em textos e imagens que permitam ao aluno entender o contexto histórico dessa formação, o atraso do Brasil em relação à Europa e EUA e as novas relações sociais e políticas que se estabelecem doravante no país;

Estudar e discutir condições sociais, econômicas e políticas da população descendente de africanos no Brasil no contexto pós-abolição, assim como sua importante contribuição para a cultura brasileira através da criação do samba.

O trabalho começou em sala de aula com as formações dos grupos, definições dos temas; leitura de textos. Na SI os grupos organizaram os trabalhos através de pesquisa, leitura e digitação do texto.

O resultado final desse trabalho será um seminário de apresentação para o grande grupo, utilizando a ferramenta do Impress na confecção de slides com os temas.