terça-feira, 27 de setembro de 2011

Webquest poemas

A professora Maria Lucia do 5º ano turmas 52 e 55, esta utilizando a sala informatizada com o projeto "webquest poemas".
"Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada da web, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma".
O objetivo desse projeto é desenvolver o gosto pela poesia nos alunos, utilizando a tecnologia como meio de pesquisa. O mesmo justifica-se pela utilização de gêneros textuais diversos.
Os conteúdos trabalhados foram: poesia, biografia dos poetas, leitura e releitura.
Os poetas pesquisados foram:
Carlos Drummond - Mario Quintana - Fernando Pessoa - Vinícius de Moraes - Cecília Meireles - Manuel Bandeira - José Paulo Paes - Elias José - Sérgio Caparelli - Henriqueta Lisboa - Alcides Buss - Sidônio Muralha - Mario de Andrade - Olavo Bilac.

A produção final desse projeto será apresentação das pesquisas em sala de aula, e releitura dos poemas pesquisados e escolhidos pelos alunos.
Segue o poema "Um beijo"de Olavo Bilac e a releitura das alunas: Chaiana e Evelin. Em seguida vem as fotos dos alunos utilizando a Webqueste na sala informatizada.
/home/coordenador/Desktop/webquest-MariaLucia/home.html

Olavo Bilac – Um beijo

Foste o beijo melhor da minha vida,
ou talvez o pior...Glória e tormento,
contigo à luz subi do firmamento,
contigo fui pela infernal descida!

Morreste, e o meu desejo não te olvida:
queimas-me o sangue, enches-me o pensamento,
e do teu gosto amargo me alimento,
e rolo-te na boca malferida.

Beijo extremo, meu prêmio e meu castigo,
batismo e extrema-unção, naquele instante
por que, feliz, eu não morri contigo?

Sinto-me o ardor, e o crepitar te escuto,
beijo divino! e anseio delirante,
na perpétua saudade de um minuto....



Releitura da obra “Um beijo”

Olavo Bilac

Um amor

Foste o amor da minha história,
ou talvez o último...Paixão e agonia,
contigo fui pelo melhor caminho!

Morreste, e o meu desejo não se
cumpriu: sem ti não consigo viver, meu
pensamento está em você, com teu
olhar me alimento, com teu abraço e
com teu amor me sinto em paz.

Amor eterno, meu prêmio e meu
castigo, teu brilho me ilumina, e
o teu olhar me contagia, naquele
momento estava triste
por ter perdido você o amor da
minha vida.

Sinto-me só, mas quando meu
coração bate lembro o vazio que
Sinto sem você, e anseio delirante
a ter você mais uma vez.

Autoras: Chaiama da Silva e Evelin N. De Matias

Nenhum comentário: