segunda-feira, 23 de abril de 2012

Projeto Semana Municipal do Livro Infantil

-->
O livro quer ser livre como livre é o pássaro que inventa o seu caminho”.
Thiago de Mello 
-->

A III Semana Municipal do Livro Infantil “Uma viagem pelo mundo da imaginação” é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e tem o SESC de Santa Catarina como correalizador. São parceiros também, a Fundação Franklin Cascaes, Barca dos Livros, UFSC, UDESC, UNISUL, Biblioteca Pública Estadual, Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho, Instituto Guga Kuerten, Associação de Voluntários do Hospital Infantil Joana de Gusmão e unidades educativas.
Esse evento vem a contribuir para possibilitar aos educandos, através da leitura e contação de histórias ampliar seu universo cultural. Por tanto nossa escola aproveitou o momento para fortalecer a leitura dos nossos alunos, através de:
  • Oficina de Bloco Animado
  • Contação de história e Biblioteca Itinerante do IGK
  • Visita a Biblioteca Pública do Estado
  • Visita a Barca dos Livros
  • Contação de História do SESC
  • Leituras online na Sala Informatizada - Das páginas do livro as páginas da Internet

Neste contexto a Sala Informatizada da escola sobre coordenação da Auxiliar de Ensino de Tecnologia Eduacional professora Elika, preparou alguns momentos de leitura utilizando as novas tecnologias como ferramenta de incentivo a leitura. Ressaltando a importância da leitura no processo de ensino aprendizagem e formação escolar, pois ler é progredir, é criar, desvendar mistérios é contagiar-se com a história. Utilizamos para tanto os sites dos autores:
Angela Lago: http://www.angela-lago.com.br/Chapeuzinho.html, com os alunos alunos do 1º, 2º matutino e vespertino e a turma do 3º ano matutino, pois o site traz uma linguagem e visual adequado para esses alunos que estão em período de alfabetização, utilizamos a leitura da história de “Chapeuzinho Vermelho” onde os alunos tinham a oportunidade de interagir e escolher um final diferente para a história. Os alunos também utilizaram outras atividades de interação que o site da autora proporcionada aos seus visitantes. 
-->
Ziraldo Alves Pinto: http://www.educacional.com.br/ziraldo/maluquinho/maluquinho_online.asp, com as turmas 3º, 4º e 5º ano matutino e vespertino, onde os alunos leram a história do Menino Maluquinho Online, e depois produziram uma História em Quadrinhos sobre a leitura realizada no editor de apresentação do Linux educacional “Impress”.
-->
A turma do 7º ano que participa do projeto de reforço escolar, também participou da atividade de leitura online do Menino Maluquinho.
 Os alunos ficaram muito satisfeitos com a programação da Semana Municipal do Livro Infantil, pena que acabou!! Mas aqui na Sala Informatizada vamos continuar estimulando o hábito da leitura através dos sites desse autores e muitos outros que o mundo virtual nos oferece.
Segue algumas fotos desses momentos e as Histórias em Quadrinhos produzidas pelos alunos.

Das páginas do livro as páginas da Internet
Site de Angela Lago
Site do Ziraldo

Oficina de Bloco animado na biblioteca
 
 

Contação de história e Biblioteca Itinerante do IGK

Contação de História do SESC
Djenifer e julia
View more presentations from inclusaodigital2011



Nenhum comentário: