sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sala Ambiente da disciplina de Geografia na EBM. Batista Pereira


-->
Educar é impregnar de sentido
 o que fazemos a cada instante!”
(Paulo Freire)
O que é Sala Ambiente?
O sistema de Sala Ambiente consiste em cada disciplina, possuir sua própria sala. Ou seja, os alunos trocam de sala, não o professor, cada vez que a aula acabar. Com esse sistema, os professores podem “ambientar” suas respectivas salas.
Reorganizar o espaço escolar em salas ambientes garante que todas as disciplinas possam usufruir de ambientes apropriados, com materiais didáticos reunidos em um mesmo local. Possibilita ao professor organizar a sala de aula de acordo com as características e necessidades de sua disciplina, tornando o ambiente mais funcional ao desenvolvimento das aulas e mais atrativos ao aprendizado.
A idéia das salas ambientes surgiu da necessidade do professor dispor de salas que venham facilitar o acesso aos materiais didáticos específicos de cada disciplina, proporcionando a “dinamização das aulas para a aquisição do conhecimento” (http://ufrr.br/cap/index.php/salas-tematicas).
Sendo assim, um grupo de professores de nossa escola vem estudando a possibilidade de termos salas ambientes. Com o apoio da Direção, equipe pedagógica e professores, este ano conseguimos implementar a nossa primeira Sala Ambiente, que será da disciplina de Geografia. 
Logo teremos Sala Ambientes para todas as disciplinas, pois, de acordo com o Projeto Político Pedagógico nosso trabalho visa levar o educando a se tornar independente quanto a sua capacidade de busca e compreensão do conhecimento.
No dia 01 de agosto de 2013, foi a aula inaugural da Sala Ambiente de Geografia com o professor Santiago Siqueira, que batalhou muito por esta conquista do espaço de aprendizado. O nome escolhido para a sala foi "Geosala Milton Santos" uma pequena homenagem a este grande pensador e  geógrafo brasileiro.
Segue algumas fotos!
Parabéns a tod@s pela conquista!!!

Um comentário:

santiago disse...

Obrigado pela matéria e pelo carinho. Conquista de todos da escola básica municipal Batista Pereira.
A luta continua!!!